A Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (AJUFERJES) se solidariza com sua associada Desembargadora Federal Simone Schreiber, diretora geral do Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, e repudia os ataques que lhe foram desferidos pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (SISEJUFE).
As gestões que se encerram à frente do CCJF e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, sob a presidência do Desembargador Federal Guilherme Calmon, vêm sendo alvo de campanha demeritória e agressiva. A espetacularização do legítimo direito de crítica e reivindicação do Sindicato é causa de imensa perplexidade.
O sindicato é uma instituição indispensável ao Estado Democrático de Direito. Há sempre espaço para crítica e melhoria da Justiça Federal da 2ª Região, e o SISEJUFE certamente cumpre seu papel de assegurar os direitos de seus filiados por meio de uma atuação combativa. No entanto, o emprego de discurso virulento e pessoalizado vai de encontro ao fato de que a Justiça é um espaço institucional de afirmação do direito por meio do recurso a argumentos jurídicos, pela ponderação serena das razões e pelo esforço contínuo de construção de procedimentos de escuta que legitimem e aperfeiçoem a tomada de decisão, seja ela administrativa ou judicial.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região conta com comissões de prevenção e combate ao assédio, espaços institucionalizados de construção de um ambiente laboral sadio e de resolução de conflitos. As comissões contam com participação permanente de representantes do próprio SISEJUFE, de forma que o enfrentamento ao assédio em todas as suas formas é tarefa compartilhada também com o sindicato.
A AJUFERJES reafirma sua confiança nas instituições do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, solidariza-se com seus associados e repudia firmemente toda forma de espetacularização da crítica em detrimento não apenas dos alvos da campanha, mas de toda a Justiça Federal da 2ª Região, a que também pertencem os servidores filiados ao SISEJUFE.
Rio de Janeiro, 3 de abril de 2025.
Diretoria da AJUFERJES