Mutirão jurídico oferece serviços à população em situação de rua no Rio

15/08/2022
AJUFERJES

Quase duas mil pessoas foram atendidas nos três dias do evento Pop Rua Jud Rio, que aconteceu no início de agosto no Centro do Rio de Janeiro. O objetivo é levar para as pessoas em situação de rua atendimentos de assistência básica, possibilitar a retirada de diversos documentos, além da prestação de serviços das justiças estadual, federal e do trabalho. Houve, ainda, o oferecimento de vagas de empregos e de cursos. ??

“Em um país desigual como o Brasil, com altos índices de miserabilidade, é fundamental que o Poder Judiciário procure novas forma de atuação, com vistas a permitir a reivindicação de direitos por pessoas em situação de vulnerabilidade extrema”, diz a Juíza Federal Ana Carolina Vieira de Carvalho, uma das organizadoras do evento.

O Juiz Federal Frederico Montedonio atuou como voluntário, direcionando os participantes para os serviços de que precisavam. “Infelizmente a demanda avassaladora não pôde ser integralmente atendida. Mas, mesmo assim, foi gratificante poder ajudar. Houve momentos muito bonitos, como a comemoração de um casal logo após a formalização da sua união”, conta ele. ?

Vale lembrar que o Judiciário brasileiro foi um dos pioneiros na adoção da Agenda 2030, cuja ideia principal é “não deixar ninguém para trás”.

Da esquerda para a direita na foto: O Desembargador Guilherme Calmon, Valéria Caldi, Frederico Montedonio, Ana Carolina Vieira de Carvalho e Cristiane Conde.