Justiça Federal do Rio Decide que Civis Não Podem Ser Julgados pela Justiça Militar

04/11/2019
AJUFERJES

O caso de um pescador que supostamente desobedeceu ordem de um oficial da Marinha para que o acompanhasse até a Capitania dos Portos resultou em uma importante decisão proferida na última terça-feira (15) pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O Juiz Federal Frederico Montedonio Rego decidiu que cidadãos civis não podem ser julgados pela Justiça Militar, o que, segundo o magistrado, é inconstitucional e contraria normas dos sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos aos quais o Brasil está sujeito.

Segundo o juiz, a Constituição de 1988 não prevê a submissão de civis à Justiça Militar, ao contrário do que ocorria nas Constituições anteriores desde 1934. De acordo com a decisão, cidadãos civis, por definição, não estão sujeitos à hierarquia e disciplina militares, cuja preservação é a função essencial da Justiça Militar em tempos de paz. O caso será agora julgado na Justiça Federal como desobediência comum, sem o tratamento mais grave característico dos crimes militares.

Em sua decisão, o juiz destaca, ainda, as particularidades da composição do Superior Tribunal Militar. “Os Ministros militares sem formação jurídica, no total de 10 oficiais-generais, superam em duas vezes o número de Ministros civis, tornando possível a formação de maioria nos julgamentos por motivos alheios à aplicação do Direito”, ressalta o magistrado.

A íntegra da decisão pode ser acessada aqui, digitando-se o número do processo (5038654-35.2019.4.02.5101).

slot gacor hari ini

situs gacor

togel online

slot gacor

slot resmi

link slot

link slot

situs gacor

toto slot

toto togel

toto togel

toto togel

situs slot

slot gacor

slot gacor

toto togel

toto togel

togel resmi

slot resmi

situs gacor

link slot

eltiosam.com.mx/sucursales/

toto slot

link slot gacor

toto slot

situs togel

cabinet.edostate.gov.ng