Justiça Federal do Espírito Santo lança novo canal de comunicação com inteligência artificial

28/05/2020
AJUFERJES
No esforço de facilitar ainda mais o acesso da população a seus serviços em tempos de pandemia, a Justiça Federal do Espírito Santo lançou, no dia 13 de maio mais um canal de atendimento à população. Além dos telefones e e-mails das áreas judiciárias e administrativas, disponibilizados em seu site, o usuário terá à disposição também um Whatsapp utilizando Chatbot.
O Chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat, uma conversa, como já acontece em diversas organizações. Assim é possível automatizar tarefas repetitivas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.
A ideia partiu da diretora da secretaria geral da JFES, Neidy Aparecida Emerick Torrezani, que vem acompanhando os atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio Judiciário (NAJ) desde o início do trabalho remoto, em 17 de março. Como os assuntos iam se repetindo, o uso do atendimento por Chatbot vai permitir com que os servidores, que continuam prestando atendimento, esclarecendo dúvidas, em suas casas, possam ficar disponíveis para os atendimentos que envolvam maior complexidade, como o cadastramento de processos e de usuários, por exemplo.
O novo canal já está em funcionamento, pelo Whatsapp 27- 99203-2129, e, de acordo com a dúvida do usuário, ou a qualquer tempo, se preferir, ele será direcionado para o atendimento com o servidor. A atendente virtual da JFES, a Ju, personagem criada há dois anos, que frequenta semanalmente o Instagram da Justiça Federal com dicas importantes sobre as principais dúvidas dos usuários da JFES, também participa desse projeto.