Juíza Federal Mônica Nascimento Promove mais uma Edição do Projeto Social "Espelho Para o Futuro"

06/11/2019
AJUFERJES

A Juíza Federal Mônica Nascimento, titular da 2ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia, promoveu na sede da Justiça Federal, no último mês de Outubro, mais uma edição de seu projeto social “Espelho Para o Futuro”, onde recebeu os estudantes da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, localizada no bairro Recanto do Sol. Também acompanharam a atividade o prefeito da cidade, Cláudio Chumbinho, os secretários de Governo e de Educação, Eronildes Bezerra e Alessandro Teixeira Knauft, respectivamente, além da diretora da unidade escolar, Denise Alves, e professores das turmas. Cerca de 50 jovens, alunos do 8º e 9º ano participaram da ação, em que puderam ter a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho na Corte, assistirem a palestras educativas e esclarecerem dúvidas a respeito do papel do Judiciário.

Foto: Lílian Souza

O projeto idealizado pela magistrada tem o objetivo de despertar reflexões sobre o exercício da cidadania, fornecer subsídios para possíveis escolhas acadêmicas e apresentar aos jovens experiências de modo a servir de espelho, proporcionando uma visão realista, com exemplos de superação, e a certeza de alcançarem seus maiores objetivos de vida, sempre se pautando na legalidade e no bem ao próximo.  A juíza federal e também professora, Dra. Mônica Nascimento, contou sobre sua história de vida, experiências e realidades do passado até alcançar o posto que exerce atualmente, enfatizando a importância do estudo e de escolhas corretas. Através do exemplo, a juíza demonstrou aos estudantes que, apesar das dificuldades, o estudo e o esforço podem levá-los à realização de seus sonhos. “O meu objetivo com esse projeto é servir de modelo, ser espelho, mostrar para os jovens como é importante fazer as escolhas certas. Um dia eu estive em uma condição de vulnerabilidade como a deles em relação à situação financeira, morando em uma área violenta e carente, estudando em escola pública. A minha intenção é passar uma mensagem de superação, que os estereótipos são errados, que nem sempre o estado é opressor e que todos os magistrados são elite. É possível vencer as dificuldades, desde que você tenha um foco, disciplina, fé em algo e respeito ao próximo”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Durante a visita, Dra. Mônica ofereceu um lanche aos presentes e contou com o apoio da Prefeitura e de colegas magistrados na logística do evento. Na ocasião, outros profissionais se apresentaram, contando um pouco de suas histórias de vida e atribuições dos cargos, como oficiais de justiça, advogados e policiais militares, também esteve presente o presidente da 48ª subseção da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), em São Pedro da Aldeia, Neemias Lima. Durante o encontro, os profissionais apresentaram esquetes sobre suas profissões. Os alunos ainda puderam conhecer o prédio da Justiça Federal, o gabinete da juíza e a sala de audiência, entre outros espaços.

O prefeito Cláudio Chumbinho comentou a iniciativa. “É importante que nossas crianças e jovens tenham uma formação sócio-educacional; a criação de uma consciência de cidadania, direitos e deveres contribui para o desenvolvimento de grandes cidadãos no futuro. Com essas visitas e participações fora da sala de aula, os alunos ganham a oportunidade de absorver conhecimento sobre diversas esferas de poder. É gratificante ver crianças se empenhando na busca de novos ensinamentos, espero que daqui a alguns anos essa experiência possa refletir de forma positiva na vida de cada um deles”, disse.

Foto: Lílian Souza