Juiz federal Vlamir Costa Magalhães publica artigo "Criptomercado e lavagem de ativos: um esboço estratégico para a prevenção e repressão de uma união perigosa"

29/03/2023
AJUFERJES

Nosso colega Vlamir Costa Magalhães, juiz federal da 5ª Vara Federal de São João de Meriti, publicou na Revista Científica do CPJM – Centro de Pesquisa em Crimes Empresariais e Compliance Prof. João Marcello de Araujo Jr. da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o artigo “Criptomercado e lavagem de ativos: um esboço estratégico para a prevenção e repressão de uma união perigosa”

Analisando o mercado de criptomoedas quanto a sua origem, características e repercussões tanto na sociedade contemporânea, quanto no direito penal, em particular, no que diz respeito ao crime de lavagem de ativos, o artigo discorre sobre o atual cenário regulatório dos criptoativos no direito comparado e no ordenamento jurídico brasileiro.

Confira na íntegra acessando https://rcpjm.cpjm.uerj.br/revista/article/view/198

Vlamir Costa Magalhães ingressou na magistratura em 2004. Ele é bacharel em Direito pela UFF, pós-graduado em Regulação Pública e Direito Público Econômico pela Universidade de Coimbra/Portugal e mestre e doutor em Direito Penal pela UERJ. Em 2018, lançou do livro “O Crime de Lavagem de Ativos no Contexto do Direito Penal Econômico Contemporâneo”.