Juiz Federal Marcelo Barbi Gonçalves lança seu livro "Teoria Geral da Jurisdição"

14/08/2020
AJUFERJES

A Ajuferjes anuncia o lançamento do livro “Teoria Geral da Jurisdição” de autoria do juiz federal Marcelo Barbi Gonçalves, pela Editora Juspodium. A obra é versão comercial da tese de doutorado que o magistrado defendeu no ano passado, em 2019, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A obra traz uma reflexão sobre a ausência do homem na evolução histórica do debate a respeito da jurisdição e como a pessoa humana foi desapropriada da posição de centro das cogitações jurídico-processuais graças a uma visão estatista do Direito. Mas, no Estado Democrático de Direito, é imprescindível se pensar em uma jurisdição hominum causa. Procurou-se, em síntese, oferecer ao leitor uma Teoria Geral da Jurisdição na qual são enfrentados, após densa análise da processualística clássica e da doutrina moderna, seu conceito, características, princípios e funções.

O livro conta com prefácio do Prof. Remo Caponi e entrou hoje, dia 14/08, em pré venda no site da Editora.

Marcelo Barbi Gonçalves é juiz federal, doutor em Direito Processual (UERJ em cooperação com a Università degli Studi di Firenze), Mestre em Direito (UFAL). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Associação Brasileira de Direito Processual.