Dia Internacional da Mulher

08/03/2023
AJUFERJES

O Dia Internacional da Mulher é um dia de celebração da trajetória de lutas e de conquistas das mulheres. Para além de quaisquer modelos rígidos, a riqueza das infinitas formas de ser mulher na atualidade e a progressiva ocupação dos mais diversos espaços da vida social são motivos para comemoração.

Sem esquecer que somos todas tributárias daquelas que nos precederam e abriram caminhos, lembramos também de nosso papel e de nossas responsabilidades atuais. O vigor das tendências de emancipação feminina não deve nos desviar a atenção de possíveis retrocessos. Não podemos deixar de notar o fato de que, entre 2008 e 2018, houve redução do contingente proporcional de mulheres magistradas federais, de acordo com levantamento realizado pela AJUFE Mulheres (https://www.ajufe.org.br/images/2022/Dados_participacao_feminina_versaoweb.pdf).

Não por acaso, o CNJ reconhece a necessidade de mais avanços. A Resolução CNJ n. 255, de 04 de setembro de 2018, institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário (https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2670).
A própria atividade jurisdicional deve estar atenta às assimetrias de gênero, como defendido no Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero (https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/10/protocolo-18-10-2021-final.pdf).

É nesse contexto que a AJUFERJES presta homenagem a todas as magistradas que fazem parte da história da Justiça Federal na pessoa da Dra. Julieta Lunz, pioneira como primeira mulher Presidente de Tribunal na Justiça Federal, ao tempo em que convidamos a todas e todos para refletirmos sobre o espaço ocupado pelas mulheres em nossa instituição.

Parabéns a todas as mulheres que fazem parte da Justiça Federal da 2ª Região, especialmente às magistradas e desembargadoras!

DIRETORIA AJUFERJES – GESTÃO 2023/2024