Desembargador Federal Guilherme Calmon publica artigo científico no portal GEN Jurídico

11/01/2021
AJUFERJES

A utilização de algoritmos de inteligência artificial para aperfeiçoar o sistema de adoção no Brasil é o tema do artigo “Direito e Processos Digitais, algoritmos e adoções: análise preditiva e proteção às crianças e adolescentes”, escrito pelo desembargador  Guilherme Calmon  e o professor de Direito Civil Felipe Medon. O texto foi publicado no periódico jurídico-científico GEN Jurídico.

O artigo trata da busca de maior eficiência e celeridade na identificação dos pretendentes adultos e das crianças e adolescentes que possam ser adotados para fins de minimizar um dos grandes problemas enfrentados no Sistema de Proteção de Crianças e adolescentes: o tempo para a efetivação das adoções.

O Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES) Guilherme Calmon é mestre e doutor em Direito Civil pela UERJ. É também professor associado de Direito Civil da UERJ (Graduação e Pós-Graduação) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (RJ).

Confira o artigo na íntegra no link: http://genjuridico.com.br/2021/01/05/inteligencia-artificial-adocao/