Escola da Ajuferjes promove o curso "A literatura e as formas-de-vida", ministrado pelo Professor Dr. Felipe Lima

10/04/2023
AJUFERJES

A Escola da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes) promove o curso “A literatura e as formas-de-vida”, ministrado pelo Professor Dr. Felipe Lima (Graduado, Mestre e Doutor em Ciência da Literatura – UFRJ).

Um dos debates mais acalorados na tradição da Teoria da Literatura se dá em torno da questão da função do texto ficcional: formação intelectual e sentimental; direito à sociabilidade; controle do imaginário; dispêndio ou dádiva; entre outras perspectivas. Debateremos as inúmeras formas-de-vida, com seus hábitos, gostos, experiências e modos de existência, habitando o limiar entre ficção e realidade. As aulas serão centradas em uma obra específica. A curadoria dos livros parte de uma seleção prévia do professor e, posteriormente, a definição dos títulos será debatida com os participantes. Foram eleitas, sobretudo, obras escritas ao longo do século XX, em uma ampla cartografia de temas e espaços de enunciação.

A chamada “virada ética” dos anos 80 e 90 abriu um campo de recepção mais abrangente que, unindo teoria e prática, pensou nas relações estabelecidas entre os leitores e as personagens. A partir desse momento, podemos elaborar práticas de leitura não hierarquizadas, criando oficinas, cooperações, comunidades de leitores, encruzilhadas entre texto e vida. A filósofa Martha Nussbaum é precisa quando propõe o seguinte questionamento: “as pessoas se preocupam com os livros que leem; e elas são mudadas pelo que se preocupam — tanto durante o tempo da leitura como em incontáveis formas posteriores mais difíceis de discernir. Mas, se for assim, e se o leitor for uma pessoa reflexiva que deseja perguntar (em seu nome e/ou em nome de sua comunidade) quais poderiam ser as boas maneiras de viver, então torna-se não só razoável, mas também urgente perguntar: qual é o caráter dessas amizades literárias nas quais eu e os outros nos encontramos? O que eles estão fazendo comigo? Aos outros? À minha sociedade? Na companhia de quem escolhemos passar nosso tempo?”.

A ideia que motiva este curso é unir a leitura atenta dos textos — com seus aspectos linguísticos e estruturais — e, simultaneamente, trocar experiências de leitura, travessias entre o lido e o vivido, aproximando e afastando o testemunho pessoal do jogo literário. Ou seja, vamos introduzir pontualmente alguns conceitos-chave da Teoria Literária, da Antropologia e da Filosofia para debater os seres de ficção que povoam as páginas dos livros, com seus códigos vitais e exercícios do corpo e da subjetividade. Debateremos as inúmeras formas-de-vida, com seus hábitos, gostos, experiências e modos de existência, habitando o limiar entre ficção e realidade. As aulas serão centradas em uma obra específica. A curadoria dos livros parte de uma seleção prévia do professor e, posteriormente, a definição dos títulos será debatida com os participantes. Foram eleitas, sobretudo, obras escritas ao longo do século XX, em uma ampla cartografia de temas e espaços de enunciação. Desse modo, podemos entender, através da pluralidade das vozes, questões comuns e dissonantes da narrativa literária, assim como os procedimentos da representação artística.

 

Informações do curso:

Duração: 8 encontros de 2h, de abril a novembro, sempre na última semana de cada mês Calendário inicial: 24/04, 29/05, 26/06, 31/07, 28/08, 25/09, 30/10, 27/11 – sujeito a alterações

Horário: 19h-21h, segunda-feira Local: plataforma de videoconferência zoom Reposição: as aulas serão gravadas e estarão disponíveis aos participantes até 31/12/2023.

Bibliografia inicial: – 24/04 “O acontecimento”, Annie Ernaux. – 29/05 “Léxico familiar”, Natália Ginzburg. – 26/06 “Rei Lear”, William Shakespeare.

Bibliografia sugerida (a definição dos títulos será debatida com os participantes): – “Capitães de areia”, Jorge Amado. – “O olho mais azul”, Toni Morrison. – “O quarto de Giovanni”, James Baldwin. – “Kim Jiyoung, nascida em 1982”, Cho Nam-Joo. – “O dia de um oprítchnik”, Vladímir Sórokin. – “A pediatra”, Andréa Del Fuego. – “O avesso da pele”, Jeferson Tenório. – “Terra sonâmbula”, Mia Couto. – “Diário do hospício & Cemitério dos vivos”, Lima Barreto. – “Se vivêssemos em um lugar normal”, Juan Pablo Villalobos. – “Um apartamento em Urano: Crônicas da travessia”, Paul B. Preciado.

Público-alvo: magistrados associados da AJUFERJES, magistrados não associados, magistrados vinculados a outros tribunais, servidores da Justiça Federal da 2ª Região.

Preço: a) R$ 300,00 para associados da AJUFERJES b) R$ 450,00 para magistrados não associados, magistrados vinculados a outros tribunais, servidores da Justiça Federal da 2ª Região. Obs: possível parcelamento em duas vezes

Meio de pagamento: depósito em favor da AJUFERJES Caixa Econômica Federal CNPJ 10.475.729/0001-78 Agência 0625 C/C 00000089-5 Operação: 003

Período de inscrições: de 04/04/2023 a 24/04/2023

Inscrições: Enviar comprovante de pagamento ao e-mail contato@ajuferjes.org.br, com assunto “curso de literatura”, com nome, número de telefone com whatsapp, e-mail, cargo e lotação.

Atenção: curso sujeito a cancelamento, caso não alcançado número mínimo de alunos a critério da organização. Em caso de cancelamento, os valores pagos serão integralmente devolvidos aos inscritos.

slot gacor hari ini

situs gacor

togel online

slot gacor

slot resmi

link slot

link slot

situs gacor

toto slot

toto togel

toto togel

toto togel

situs slot

slot gacor

slot gacor

toto togel

toto togel

togel resmi

slot resmi

situs gacor

link slot

eltiosam.com.mx/sucursales/

toto slot

link slot gacor

toto slot

situs togel

cabinet.edostate.gov.ng