Ajuferjes celebra o aniversário de 22 anos da posse do VII Concurso

22/03/2023
AJUFERJES

Hoje celebramos 22 anos de posse do VII Concurso e com alegria e orgulho a AJUFERJES parabeniza as colegas e os colegas. Cada grupo de juízes e juízas deixa sua marca na carreira. Olhar para trás, com carinho, e sentir gratidão pelas experiências, alegres e tristes da vida profissional, nos motiva a seguir em frente, com renovado empenho e generosidade. “A magistratura tem sido um constante aprendizado, o decidir não é uma tarefa fácil, mas sigo com a convicção de estar prestando a melhor jurisdição na busca da justiça social e na correção das desigualdades”, afirma a Dra. Cristiane Conde Chmatalik, Juíza Federal Titular da 6ª Vara Cível de Vitória/ES.

Dr. Vladimir Santos Vitovsky, Juiz Federal Titular da 9ª Vara de Execução Fiscal do Rio de Janeiro, também relembra sua escolha pela carreira e rememora os muitos acontecimentos dos últimos 22 anos:  “Somos do VII Concurso. Além da trajetória do próprio concurso, a posse foi um momento muito marcante, pois fiz o discurso de posse. Nesse discurso refleti sobre todo o processo te tornar-se juiz e de como seria dali para frente. Tentei municiar-me de algumas ferramentas para fazer frente ao desafio. Desde que comecei a estagiar sempre foi um sonho tornar-me juiz federal. Os colegas aprovados também foram muito marcantes. Alguns partiram seguindo outros rumos, outros partiram de forma precoce para outra dimensão. Todo ano relembrar essa data é sempre muito marcante…nunca imaginaríamos passar por uma pandemia, por guerras, pela queda das Torres Gêmeas, tantas coisas aconteceram e continuam a acontecer. Como disse o poeta, o tempo não para, não para não”.

O tempo não para e, neste dia, a AJUFERJES honra a memória do juiz Luiz Eduardo Pimenta e da juíza Isabel Longuinho, diletos quadros cujo falecimento prematuro foi experimentado e é lembrado como tragédias pessoais e enormes perdas para a Magistratura da 2ª Região. Com as palavras do Dr. Paulo André Espirito Santo, Juiz Federal Titular da 20ª Vara Federal do Rio de Janeiro, a AJUFERJES presta sua homenagem ao amor à profissão:

“Há 22 anos… no dia 22. 22 anos é muito tempo. Uma maioridade e alguns anos mais. É tempo… Com certeza é mais de duas décadas. Vinte anos mais dois anos. Ou onze biênios… A simbologia do número vai além do tempo excessivo. Em todas as contas matemáticas acima, observa-se o número 2. Podemos lembrar dos “dois patinhos na lagoa”, do “casal 20”, ou simplesmente do número 2, que nos remete a casal, aliança, parceria, união ou simplesmente o amor.

Mas aqui esse amor pode ser entre uma pessoa e uma coisa. A pessoa, o juiz ou a juíza; a coisa, a magistratura federal. A data de hoje (dia 22 de março) nos remete a 22 anos de amor entre cada juiz/juíza e a sua função na magistratura.

Muito tempo, não? Foram só flores? Claro que não. Mas foi tempo suficiente para afirmarmos: estamos aqui, ainda na magistratura federal, tentando fazer o nosso melhor, com todo amor à profissão. Com alegria e tristezas, ainda estamos unidos à magistratura federal. Como dois patinhos na lagoa. Ou como um casal 20. Afinal, o amor é um exercício diário. E deve ser celebrado”.