Justiça Federal no Rio proíbe governo Bolsonaro de adotar medidas contrárias ao isolamento social

28/03/2020
AJUFERJES

A Justiça Federal no Rio de Janeiro proibiu, nesta sexta-feira (27), o governo federal de adotar medidas contrárias ao isolamento social como forma de prevenção da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Também suspendeu a validade de dois decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que classificaram igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais, o que permitia seu funcionamento mesmo com proibições de aglomerações em estados e municípios. A medida tem efeito imediato e vale para todo o Brasil. A AGU (Advocacia-Geral da União) afirmou que irá recorrer.

A decisão liminar atende pedido feito pelo MPF (Ministério Público Federal). Nela, o juiz federal Márcio Santoro Rocha, da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias (TRF2), determina que o governo federal e a prefeitura de Duque de Caxias “se abstenham de adotar qualquer estímulo à não observância do isolamento social recomendado pela OMS”, sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão.

A decisão se baseia no argumento, arguido pelo MPF, de que a inclusão de novos setores no rol de atividades e serviços essenciais é ilegal, já que essa lista foi definida originalmente por uma lei federal de 1989.

Confira a integra da decisão do magistrado clicando aqui.

*Com informações de UOL, G1 e Migalhas

slot gacor hari ini

situs gacor

togel online

slot gacor

slot resmi

link slot

link slot

situs gacor

toto slot

toto togel

toto togel

toto togel

situs slot

slot gacor

slot gacor

toto togel

toto togel

togel resmi

slot resmi

situs gacor

link slot

eltiosam.com.mx/sucursales/

toto slot

link slot gacor

toto slot

situs togel

cabinet.edostate.gov.ng