AJUFERJES dá parabéns ao VI Concurso da Magistratura Federal da 2ª Região!

08/01/2024
Pedro Dias

O VI Concurso completa 24 anos de posse e a Ajuferjes presta homenagem aos juízes e juízas que vem se dedicando à construção de uma justiça federal de excelência.

A juíza federal Bianca Stamato Fernandes dá seu depoimento: “A turma do sexto concurso tomou posse em 7/1/2000 e completou 24 anos de magistratura federal. São mais de duas décadas de muita mudança na legislação, na jurisprudência e na sociedade. O que não mudou é o compromisso com a justiça e com exercício da jurisdição com prudência, sabedoria, sensibilidade e imparcialidade”.

A juíza federal Jane Reis Gonçalves Pereira também destaca as enormes mudanças e os desafios enfrentados nos últimos 24 anos:
“7 de janeiro de 2000. Assumimos a jurisdição na virada do milênio, um momento cheio de simbolismo, no começo da década em que o Poder Judiciário assumiu papel de protagonismo na promoção dos direitos fundamentais.

O contexto era marcado pelo otimismo, pela promessa e pela expectativa de participar da construção de uma sociedade democrática, mais justa e menos desigual.

Ingressamos no cenário de expansão da Justiça Federal, de destaque da primeira instância e valorização do acesso à justiça como ideal prioritário. Nesse embalo, testemunhamos a busca pela proximidade dos jurisdicionados, a interiorização, a implantação dos juizados especiais, o impulsionamento das ações coletivas e o entusiasmo pós-88 com a promoção dos direitos sociais e do enfrentamento de demandas cada vez maiores.

Passamos pelas dificuldades da digitalização e da construção de formas alternativas de solução das demandas de massa.

Sinto muito orgulho de ser juíza federal e de ter vivido todos esses momentos, sempre ao lado dos colegas que chegaram antes e nos serviram e servem de modelo, dos companheiros do VI concurso, e daqueles que se juntaram a nós depois.


Vivemos ainda aqueles mesmos desafios e outros novos, cada vez mais árduos.

Nessa data especial, olho pelo retrovisor e para a estrada que ainda percorreremos buscando o mesmo entusiasmo e otimismo daquele período inspirador.

Que continuemos prestando jurisdição imbuídos pelo sentido de serviço e espírito público, com idealismo e alegria”.

Parabéns e sucesso!