DECIDINDO SOBRE COMO DECIDIR – DIÁLOGOS SOBRE DIREITO, FILOSOFIA E PSICOLOGIA.



Publicado

AJUFERJES

Autor

Ana Beatriz Araujo

Fotos

Data de Publicação

16/10/2018 00:00:00

Facebook

Twitter


As magistradas Leticia De Santis Mello e Isabela Ferrari convidam todos para um evento especial direcionado exclusivamente para juízes federais de forma ampla (incluindo integrantes do TRF), no dia 14/11, das 14:00 às 16:30 hs, na sala de sessões do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF).

A ideia de que nós humanos habitualmente tomamos decisões totalmente racionais, sem nenhuma interferência das emoções, está superada, como demonstram tanto a psicologia tradicional como a experimental.

Chamamos a equipe do Núcleo de Estudos Sobre Razão, Direito e Sentimentos Morais (NERD), coordenado pelos Professores do Departamento de Direito da PUC Noel Struchiner  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4703278A8   e  Ivar Hannikainen, para uma conversa interativa sobre as interferências inconscientes nas decisões judiciais.

Mais do que simplesmente apresentar a questão, o objetivo é discutir como podemos nos tornar alertas para os fatores que interferem nas nossas decisões e pensar em como podemos redesenhar as nossas instituições a fim de tornar o processo decisório mais consciente e coerente.

Participarão da nossa conversa, além dos Professores Noel Struchiner e Ivar Hannikainen, Rodrigo de Souza Tavares (Professor do Departamento de Direito da UFRRJ) e Guilherme Almeida e Marcelo Brando (doutorandos da PUC-RIO), todos membros do NERDS.

Contamos com uma presença substancial de magistrados, pois é o que irá tornar o encontro realmente produtivo.