CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA AJUFERJES HOMENAGEIA LUIZ FUX, DO STF, MAGISTRADOS E ADVOGADOS



Publicado

Ricardo Paiva

Autor

Luísa Borges Pontes

Fotos

Data de Publicação

21/03/2017 00:00:00

Facebook

Twitter


Crédito: Rafael Wallace

Na última sexta-feira (21 de março de 2017), o Juiz Federal Fabrício Fernandes de Castro celebrou a assunção do cargo de Presidente da Associação de Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, para o biênio 2017-2018, bem como a dos demais membros da nova diretoria da associação. A cerimônia, realizada no salão nobre do Clube Naval, contou com ilustres presenças do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Fernandes de Castro substitui o Juiz Federal Wilson José Witzel, que presidiu a AJUFERJES durante o biênio 2015-2016.

 

Homenageado do dia, o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, desembarcou de Brasília especialmente para a ocasião. O Ministro foi honrado com a medalha Luiz Eduardo Pimenta Pereira, a maior comenda concedida pelos juízes federais da Segunda Região, como também o certificado da AJUFERJES. Além de Fux, foram agraciados com a referida medalha e certificado o Desembargador Federal Paulo Freitas Barata, o ex-Presidente da AJUFE, Juiz Federal Gabriel de Jesus Tedesco Wedy, e os advogados Gustavo Schmidt, Bruno Calfat, José Carlos Tórtima, Fernanda Tórtima (que também é Desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), e Frederico Price Grechi (Vice-Presidente da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário – ABAMI).

 

Na ocasião, foi apresentada a nova Diretoria da associação, dentre os quais, o Juiz Federal Antônio Henrique Côrrea da Silva, como Vice-Presidente administrativo, o Juiz Federal Alceu Marinho Júnior, como Vice-Presidente do Espírito Santo (que não pôde comparecer), a Juíza Federal Carmen Silvia de Arruda, como Vice-Presidente Cultural e Social, o Juiz Federal Walner de Almeida Pinto, como Diretor-Tesoureiro, o Juiz Federal Caio Márcio Gutterres Taranto, como Diretor-Secretário, os Juízes Federais Alfredo França Neto, Adriana Menezes de Rezende, e Marcelo Luzio Marques de Araújo, como Conselheiros Fiscais, e os Juízes Federais Wilson José Witzel, Wanessa Carneiro Molinaro Serafim, Priscilla Mendonça Wagner, como suplentes do Conselho Fiscal.

 

Durante a cerimônia, o Cônego da Catedral de São Sebastião, Claudio Santos, representou o Cardeal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, abençoando a nova gestão da AJUFERJES. Uma banda de fuzileiros navais se apresentou após o discurso do Ministro Luiz Fux, que havia ressaltado a importância do papel da magistratura no contexto sócio-político atual. “Um Estado Democrático de Direito sem uma magistratura forte é um Estado onde não há paz, segurança e ordem”, frisou o Ministro. Entre os convidados, também registraram presença o Presidente eleito do TRF2, Desembargador Federal André Fontes, os Desembargadores Federais Marcus Abraham, Antonio Ivan Athié, Vera Lúcia Lima e Raldênio no Bonifácio Costa, o ex-Presidente do TJ-RJ, Desembargador Murta Ribeiro, o Segundo Vice-Presidente do TJ-RJ, Dr. Celso Ferreira Filho, o Procurador do Estado e Presidente da União dos Juristas Católicos do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Leão, o Presidente da AMPERJ, Dr. Luciano Mattos, a Presidente da AMAERJ, Dra. Renata Gil, a Presidente da AJUFERGS, Dra. Verbena Duarte Brito de Carvalho, o Presidente da AJUFESP, Dr. Fernando Marcelo Mendes, a Presidente da AMATRA1, Dra. Clea Couto, a Presidente da ABAMI, a Dra. Ana Luiza Lima Ferreira, o Vice-Prefeito do Rio de Janeiro, Dr. Fernando Mac Dowell, o assessor do Vice-Governador do Rio de Janeiro, Dr. José Calp Filho, o Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Dr. João Ricardo Moderno, o Diretor da Associação Nacional do Ministério Público Militar, Dr. Ailton José da Silva, o Dr. Fabio Luis Gomes, da Universidade de Coimbra, e a Presidente do Instituto Cultural Candonga, Cristina de Jesus, além de Sérgio Firmino e Cristina Firmino, também do Instituto Cultural Candonga, dentre outros.